03-10-2024
A micropigmentação é mais procurada para realçar a beleza natural do rosto. No entanto, este procedimento também pode ser usado para corrigir cicatrizes.A micropigmentação é um procedimento estético semi permanente, que envolve a aplicação de pigmentos na camada superior da pele, para criar efeitos de cor e textura semelhantes ao das sobrancelhas, lábios ou delineado de olhos. A micropigmentação é mais procurada para realçar a beleza natural do rosto, como acontece com a micropigmentação de sobrancelhas e com a micropigmentação labial. No entanto, este procedimento também pode ser usado para corrigir cicatrizes. Neste caso, com o objetivo de camuflar e disfarçar a aparência da cicatriz, uniformizando a pele. É uma técnica que pode ser usada para corrigir diversas cicatrizes, incluindo as decorrentes de cirurgias, acne e queimaduras. Contudo, cicatrizes muito grandes ou profundas podem exigir tratamentos mais invasivos. Por isso, antes de agendar o procedimento, procure falar com um profissional que avalie o estado da cicatriz, de modo a perceber se a micropigmentação é uma opção adequada para o seu caso. É importante lembrar que a micropigmentação não remove a cicatriz, mas pode ajudar a disfarçá-la e torná-la menos evidente.
Processo de Micropigmentação para Corrigir CicatrizesO processo de micropigmentação para corrigir cicatrizes é geralmente dividido em duas etapas: consulta inicial e realização do procedimento. A consulta inicial serve para o profissional de micropigmentação avaliar a cicatriz e discutir quais as opções de tratamento possíveis. Nesta primeira etapa, é importante alinhar expetativas e discutir possíveis riscos envolvidos no procedimento. Caso o profissional decida que é possível corrigir a cicatriz com micropigmentação e o cliente esteja de acordo com a solução proposta, dá-se início à segunda etapa: a realização do procedimento. Nesta fase, o profissional utiliza uma agulha fina para introduzir o pigmento na pele, criando uma aparência mais uniforme da cicatriz. Concluído o procedimento, é importante seguir as instruções do profissional sobre os cuidados a ter com a pele após a micropigmentação, isto inclui a aplicação de cremes e evitar a exposição solar ou outras atividades que possam irritar a pele durante o processo de cicatrização.
3 Técnicas de Micropigmentação Usadas na Correção de CicatrizesExistem diferentes técnicas de micropigmentação que podem ser utilizadas na correção de cicatrizes. Entre as opções mais comuns, destacamos:
Ainda que seja considerado um procedimento semi permanente e duradouro, os resultados da micropigmentação não duram para sempre. A duração esperada é de até 2 anos, mas irá sempre depender da técnica utilizada, da qualidade dos pigmentos e do tipo de pele e cuidados do cliente. Além disso, a micropigmentação pode não ser adequada para todo o tipo de cicatrizes. Cicatrizes muito grandes ou profundas podem exigir tratamentos mais invasivos, como cirurgia plástica, para melhorar a sua aparência. Por isso, não se esqueça, consulte sempre um profissional qualificado que possa avaliar o estado da sua cicatriz e ajudar a perceber qual a melhor solução para responder às suas necessidades específicas.
Gabryela Albernaz – Micropigmentadora de referência em Lisboa, especializada em micropigmentação de sobrancelhas e micropigmentação labial.Dúvidas sobre o procedimento? Entre em contacto! Terei todo o gosto em responder às suas questões! |
21-04-2023