Acabou de fazer micropigmentação? Excelente! Agora é o momento de cuidar muito bem da sua pele para garantir um resultado bonito e duradouro. Pode ser difícil saber por onde começar, mas não se preocupe. Vou mostrar-lhe os cuidados que deve ter após a micropigmentação e ainda como evitar complicações e obter o resultado perfeito!
A micropigmentação é uma técnica de maquilhagem semi permanente que consiste na aplicação de pigmentos na pele, com o objetivo de melhorar a aparência das sobrancelhas, lábios, olhos ou outra área que pretenda corrigir.
Este procedimento, como qualquer outro procedimento estético, ainda que considerado seguro, não está totalmente livre de risco. Por isso, após fazer micropigmentação, é fundamental seguir todos os cuidados indicados pelo profissional, garantindo uma cicatrização adequada e durabilidade e qualidade do resultado.
Que cuidados ter após fazer micropigmentação?
Saiba que, cada caso é diferente. No entanto, existem cuidados gerais que todos devem ter após serem submetidos a um procedimento como a micropigmentação. Entre os cuidados mais comuns, estão:
- Evite molhar a zona pigmentada, pelo menos nas primeiras 24 horas após o procedimento. Isto inclui banhos, piscinas, saunas ou qualquer atividade que faça suar e molhe a área pigmentada.
- Aplique creme cicatrizante ou hidratante na área pigmentada, de acordo com as indicações fornecidas pelo profissional que realizou a micropigmentação. O creme vai ajudar a manter a área hidratada, combater a comichão e acelerar o processo de cicatrização.
- Evite coçar ou mexer demasiado na área pigmentada. Coçar pode remover o pigmento, prejudicar a cicatrização e até causar infeções.
- Evite exposição solar direta na zona pigmentada. Use sempre um protetor solar com fator de proteção alto e evite exposição solar direta durante as primeiras duas semanas após o procedimento.
- Não aplique qualquer tipo de maquilhagem sob a área pigmentada até que a cicatrização esteja completa.
- Não arranhe, não puxe e não depile a área pigmentada durante o processo de cicatrização (link para o artigo das fases da micropigmentação). Isto pode causar a perda de pigmentação e trazer complicações à cicatrização.
- Agende o retoque para 30 dias após o procedimento, de forma a garantir que o pigmento fixou adequadamente e conseguir um resultado perfeito e duradouro.
Como prolongar o resultado da micropigmentação?
Alguns trabalhos de micropigmentação podem durar até 2 anos, dependendo da área em que foi feito o procedimento e do tipo de pele do cliente. Ainda assim, existem cuidados que pode ter para ajudar a manter a área pigmentada saudável e prolongar a duração do resultado, tais como:
- Evite usar produtos com ácido glicólico ou ácido salicílico, retionol e peróxido de benzoíla na área recém pigmentada. Produtos com estes químicos na sua composição podem desbotar o pigmento.
- Não faça esfoliação na área pigmentada durante o processo de cicatrização. Isto pode prejudicar a cicatrização e eliminar o pigmento da sua pele.
- Evite o uso de roupas ou acessórios que possam entrar em contacto com a área pigmentada e consequentemente, provocar irritação.
- Evite exposição solar e não faça sessões de bronzeamento enquanto a área pigmentada não estiver completamente cicatrizada. A luz solar pode prejudicar a sua pele, desbotar o pigmento e dar origem a outras complicações durante a cicatrização. Por isso, aplique protetor solar com fator de proteção alto sempre que sair ao sol.
- Mantenha a área pigmentada bem hidratada. Pode usar um creme hidratante sem perfume ou uma pomada cicatrizante, conforme as indicações do profissional que realizou o procedimento.
Como evitar complicações associadas à micropigmentação?
Como já vimos, embora a micropigmentação seja um procedimento considerado seguro, podem existir complicações, como infeções, alergias, cicatrizes ou desaparecimento prematuro do pigmento.
Deixo-lhe algumas dicas para que consiga evitar, com sucesso, possíveis complicações associadas à micropigmentação:
- Escolha um profissional experiente e qualificado para realizar o procedimento. Não sabe onde procurar, veja as minhas dicas.
- Informe sempre o profissional sobre qualquer condição médica que tenha, como alergias, problemas de pele ou que medicamentos toma. Desta forma, o profissional será capaz de realizar o procedimento em total segurança, ajudando a evitar complicações relacionadas.
- Siga todas as indicações do profissional sobre os cuidados a ter após o procedimento.
- Evite coçar ou esfregar a área pigmentada, pois pode causar infeções ou danificar a pele.
- Evite expor a área pigmentada a luz solar direta. O sol pode desbotar o pigmento e causar danos na pele.
- Não use produtos que contenham ácidos ou outros ingredientes que possam causar irritação na área pigmentada.
- Evite atividades que façam suar, como exercício físico intenso ou uso de roupas apertadas.
- Nunca tente remover o pigmento por conta própria, vai estar a provocar danos à pele e poderá ficar com cicatrizes permanentes. Se o resultado não for o que esperava, contacte o profissional e encontre uma solução junto de quem sabe.
Seguindo estas dicas, vai conseguir evitar complicações associadas à micropigmentação e terá os melhores resultados possíveis!
Muito importante! Caso tenha alguma dúvida nos cuidados a ter após o procedimento ou note alguma irregularidade, alteração na cor ou aparência da área pigmentada e inflamação fora do esperado, entre em contacto com o profissional que realizou o procedimento.
Tem dúvidas sobre se a micropigmentação é o procedimento indicado para si? Fale comigo!
Gabryela Albernaz – Micropigmentadora de referência em Lisboa!
|